caeduca.com

Entrevista com Marcos Antônio Soares de Andrade Filho – Coordenador de GT do CAEduca 2024

O entrevistado da vez é Marcos Antônio Soares de Andrade Filho.

Marcos Antônio Soares de Andrade Filho é Mestrando em Educação com ênfase em TICs na Educação pela Universidad Europea del Atlántico (Cantábria, Espanha), Especialista em Letras, em Estudos Linguísticos e Literários e em Literatura, Cultura e Ensino da Arte.

Pesquisador Membro Associado à ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação; Escritor membro da União Brasileira de Escritores; membro da Academia Pernambucana Maçônica de Letras e da Academia de Letras e Artes do Paulista (PE):

1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Minha trajetória acadêmica começou com uma paixão intensa pelas Letras e pela Educação. Professor de Linguagens e Arte por 23 anos, me especializei em Letras, em Estudos Linguísticos e Literários e em Literatura, Cultura e Ensino da Arte. Ao longo dos anos, mergulhei no mundo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e metodologias ativas, culminando na minha opção pelo Mestrado em Educação com ênfase em TICs pela Universidad Europea del Atlántico. Minha dedicação à pesquisa e à inovação educacional me levou a colaborar com diversas instituições e participar de projetos significativos. Ademais, minha interação com os colegas de Academus tem me proporcionado desenvolver o empreendedorismo acadêmico na área de intersecção entre Educação e Inteligência Artificial, o que me proporcionou a oportunidade de coordenar o Grupo de Trabalho sobre Inteligência Artificial na Educação Superior no CAEduca.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

O CAEduca se destaca por sua abordagem inovadora e interdisciplinar na educação. O que mais me chamou atenção foi o compromisso da organização em integrar tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial, no Ensino Superior. A proposta de promover discussões e pesquisas colaborativas, envolvendo diversos especialistas e educadores, também é um diferencial que considero essencial para o avanço da educação no Brasil.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?

O CAEduca se destaca por sua abordagem inovadora e interdisciplinar na educação. O que mais me chamou atenção foi o compromisso da organização em integrar tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial, no Ensino Superior. A proposta de promover discussões e pesquisas colaborativas, envolvendo diversos especialistas e educadores, também é um diferencial que considero essencial para o avanço da educação no Brasil.

4) Considerando que sua abordagem pode servir de inspiração para futuras contribuições no CAEduca, qual seria seu conselho para aqueles que desejam criar textos originais e de alta qualidade?

Coordenar um Grupo de Trabalho no CAEduca pelo segundo ano consecutivo é mais uma oportunidade para aprofundar meu conhecimento e expandir minha rede de contatos na área de educação. Estou certo de que essa experiência me permitirá liderar projetos de pesquisa inovadores, e, quem sabe, num futuro próximo, influenciar políticas educacionais e desenvolver práticas pedagógicas mais eficazes. Ademais, a interação com outros especialistas sempre enriquece minha visão e me proporciona novas perspectivas, as quais, certamente, serão aplicadas em minha atuação profissional e acadêmica futura.

5) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

A chave para produzir textos de qualidade e, sobretudo, inovadores está na combinação de pesquisa rigorosa e criatividade. É mister estar atualizado com as últimas tendências e estudos na área, ao mesmo tempo em que se mantém uma mente aberta para novas ideias e abordagens. A prática constante da escrita, a busca por feedback construtivo e a colaboração com outros profissionais são essenciais para aprimorar suas habilidades e criar conteúdos que realmente façam a diferença no campo da educação e é por essas e outras razões que considero os Programas PPA e Academus do Prof. Dr. Felipe Asensi verdadeiros divisores de águas para quem deseja se diferenciar na produção acadêmica desta quadra de nosso século, dentre outras razões, pelo acesso diferenciado que eles proporcionam ao Camp de Carreira Acadêmica, ao Academus Day e aos Congressos CAED-Jus e CAEDuca.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *