O entrevistado da vez é Darlan Alves Moulin.
Darlan Alves Moulin é Doutorando em Direito (Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Mestre em Direitos Sociais, Difusos e Coletivos pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo /UNISAL. Especialista em Direito Constitucional e Tributário pela Universidade Estácio de Sá – UNESA/RJ. Licenciado em Pedagogia. Servidor-instrutor da Escola de Administração Judiciária – ESAJ/ TJRJ. Professor de Direito Constitucional, Financeiro e Tributário nas Universidades Estácio de Sá/ UNESA e na UNIGRANRIO/AFYA.
Assessor de magistrado no Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro/TJRJ e instrutor na Escola de Administração Judiciária – ESAJ/TJRJ.
1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.
Iniciei as atividades de pesquisa durante a graduação em direito (2006/2010) na Universidade Estácio de Sá – UNESA/RJ (Bolsista PROUNI), ocasião em que participei do projeto de iniciação científica voluntária, pesquisando o acesso da população do município de São João de Meriti/RJ à justiça. Fiz os cursos de especialização em direito tributário e constitucional. Em 2013, iniciei a vida docente lecionando na graduação em direito de algumas unidades da UNESA/RJ, bem como tomei posse como Técnico de Atividade Judiciária no Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro/TJRJ e em 2024 tomei posse no cargo de Analista Judiciário no mesmo no mesmo Tribunal, onde exerço minhas funções até a presente data. A vida acadêmica e a prática judiciária me despertaram para a pesquisa em direito, motivo pelo qual em 2017 ingressei no mestrado em direito no Centro Universitário Salesiano de São Paulo/ UNISAL, pesquisando sobre concretização dos direitos sociais, difusos e coletivos. Com o término do mestrado em 2018, iniciei um grupo de estudos com os alunos de graduação da UNESA/RJ para pesquisar “a função social do Estado em tempos de crise”. Em 2019, conheci o CAED-Jus e a partir de então comecei a submeter os trabalhos e participar dos eventos que eram realizados. Em 2021, iniciei o doutorado em direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, na linha de pesquisa sobre finanças públicas, tributação e desenvolvimento. A experiência com pesquisa tem sido gratificante e os eventos do CAED-Jus tem impulsionado minha produção acadêmica.
2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?
O formato do CAEduca é excepcional. A modalidade 100% virtual dos eventos, a interdisciplinaridade dos grupos temáticos, a organização e publicação de coletâneas em eventos internacionais fizeram toda a diferença.
3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?
Debater a importância da educação e o papel do Estado para a efetivação da emancipação social por meio da realização de políticas públicas educacionais. As pesquisas sobre tais temáticas são necessárias para a conscientização do mundo acadêmico. Assim, um dos grandes desafios é fomentar a pesquisa e discussão dos problemas envolvendo tais direitos, especialmente em tempos de crises socioeconômica, no CAEduca.
4) Como a experiência de coordenar um Grupo de Trabalho no CAEduca pode influenciar sua prática acadêmica ou profissional futura?
Coordenar um Grupo de Trabalho no CAEDUCA pode influenciar positivamente minha prática acadêmica ou profissional, pois essa experiência proporciona o desenvolvimento de habilidades de liderança, organização e trabalho em equipe, além de possibilitar a troca de conhecimentos e experiências com outros profissionais da área. A condução de um GT também me permite aprimorar minha capacidade de planejamento e execução de projetos, bem como a gestão de recursos e prazos, possibilitando um maior engajamento e participação ativa na comunidade acadêmica e profissional.
5) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?
A principal dica é pesquisar sobre temas atuais que tenham relevância científica e social. Nossas pesquisas e produções acadêmicas devem contribuir para a reflexão e mudança de comportamento dos leitores, impactando-os para que também venham contribuir para a transformação da sociedade.
Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.
Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com