caeduca.com

Entrevista com Michele Padilla Pedroso Vígari – Coordenadora de GT do CAEduca 2024

A entrevistada da vez é Michele Padilla Pedroso Vígari.

Michele Padilla Pedroso Vígari é Pesquisadora da Primeira Infância. Pedagoga. Doutoranda em Educação pela Universidade de Sorocaba – UNISO. Na linha de Cotidiano Escolar, Práticas Educativas e Formação de Professores. Mestra em Educação pela Universidade de Sorocaba (UNISO). Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Neuropsicopedagogia Clínica. Atualmente é professora de Educação Básica – Primeira Infância – Professora de Creche. Trabalha com Orientação de Pais pela Disciplina Positiva e com crianças com dificuldades de aprendizagem. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, prática docente, educação infantil, creche, educação especial e orientação de pais. Membro do Grupo de Pesquisa GEDECE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Democracia, Ecologias e Cotidianos Escolares com meu orientador Prof. Dr. Rodrigo Barchi. E, também membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Diversidade LEE/UFRRJ PPGED/UTP.

1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Comecei a minha vida docente no extinto magistério e em seguida obtive minha Licenciatura em Pedagogia em 2001, desde então não parei mais de estudar, de buscar aprender. Fiz iniciação científica, especializações, Mestrado em Educação e, hoje estou fazendo Doutorado em Educação na linha de Cotidiano Escolar, Práticas Educativas e Formação de Professores. Conheci o Caedu através do Prof. Drº  Felipe Asensi e estou feliz em fazer parte do grupo.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

Acompanho e participo dos eventos do Caeduca desde 2021, e o que mais me chamou a atenção foi a facilidade do online, poder participar de um movimento de palestras e aprendizados da  minha casa.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?

O desafio da minha temática está em superara os preconceitos e a discriminação, e garantir que todos alunos sejam respeitados e valorizados. A Educação inclusiva necessita de mudança de atitude da comunidade escolar, incluindo professores, alunos e familiares.

4) Considerando que sua abordagem pode servir de inspiração para futuras contribuições no CAEduca, qual seria seu conselho para aqueles que desejam criar textos originais e de alta qualidade?

Acredito que influenciará no meu amadurecimento acadêmico, pois estar com pessoas do mesmo interesse traz conhecimento e aprendizado.

5) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Leia, leia muito e escreva, escreva sempre. O que se torna hábito é mais tranquilo de realizar.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *