caeduca.com

Entrevista com Douglas Rubens Nogueira – Coordenador de GT do CAEduca 2024

O entrevistado da vez é Douglas Rubens Nogueira.

Douglas Rubens Nogueira é Graduado em Direito e Sociologia; Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Especialista em Direito educacional; Mestre em Educação, Conhecimento e Sociedade; Doutorando em Ciências da Educação. 

Pesquisador atuante na área da educação e autor do livro “História da Educação no Brasil Colonial: Presenças Religiosas e Supremacia Jesuítica”, além de coautor de várias outras obras no Brasil e EUA.

1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Meu processo construtivo enquanto pesquisador teve início ainda na graduação, a graduação em Direito abriu portas para uma visão multidisciplinar sobre a sociedade e suas bases de sustentação, como educação; família; religião e economia. A fim de aprimorar minhas bases teóricas sobre a sociedade, me graduei em Sociologia, sendo este o ponto focal para minha atuação enquanto pesquisador e professor. No ano de 2022 ingressei no mestrado em Educação, Conhecimento e Sociedade, sendo contemplado com uma bolsa de estudos pela FAPEMIG (Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais), antes mesmo da defesa da dissertação fui aprovado em um programa de Doutorado em Ciências da Educação.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

O CAEduca é um importante evento no cenário acadêmico internacional, tendo sua estrutura voltada para posibilitar o acesso e participação da comunidade em geral, sem distinção do territorio geográfico em que o pesquisador ou aluno se encontre. Suas publicações se tornam material de referencia entre alunos e profesores, além de fomentar o currículo acadêmico de seus participantes.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?

A educação enquanto uma das bases da sociedade multitemporal deve ser olhada através de uma multidisciplinariedade bastante extensa, se adequando a realidades diversas. Políticas públicas são fundamentais para uma construção adequada do ensinar, no Brasil, devido sua extensão territorial colossal, multiculturalidade e aspectos econômicos diversos o educar sofre, ou deveria sofrer, adequações pontuais, afim de que se abrace a característica real de cada parte da população, um papel desafiador e urgente no meio acadêmico e político.

4) Como a experiência de coordenar um Grupo de Trabalho no CAEduca pode influenciar sua prática acadêmica ou profissional futura?

Qualquer empreitada acadêmica é desafiadora, organizar e coordenar eventos científicos são determinantes para a fixação na carreira de pesquisador. Coordenar um GT em um evento internacional da magnitude e relevância do CAEduca é primeiramente uma honra, honra essa que vem juntamente com dedicação e uma concepção de que teorias podem divergir em determinados pontos, mas se encontram em uma conclusão que nos leva a entender, mas primeiramente a refletir a educação.

5) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Seria uma pretensão muito grande esperar que meu papel profissional inspire outras mentes a resolverem suas questões, pois a pesquisa é isso, sanar inquietações próprias que podem ou não ser coletivas. A grande sacada de um bom pesquisador é utilizar de suas próprias dúvidas ou desgostos como rascunho de produção cientifica, é utilizar de suas limitações para ampliar o campo acadêmico coletivo, um pesquisador tem como papel social fundamental a modificação do meio em que está inserido. Trazendo um pouco de poesia para minha fala, pesquisar é um ato de amor, de preocupação com o coletivo e com a evolução de si mesmo. Antes de escolher uma área de pesquisa ou mesmo um tema isolado, perceba como você se sente diante dele, o desconforto é sinal de que esse é um tema em que sua energia deve ser gasta. 

6) Como você percebe a educação e a pesquisa no espaço brasileiro?

O Brasil conta com ótimos pesquisadores em diversas áreas, muitos reconhecidos e premiados internacionalmente, a educação brasileira sofreu avanços e retrocessos durante sua história, atualmente considero que estamos em um período de frutificação do interesse pela educação, com o aumento dos valores e quantidades de bolsas de fomento a pós-graduação, ainda muito insuficientes, aumento do número de programas de pós-graduação e um ordenamento jurídico que tem se debruçado a verificar e aprovar a qualidade dos mesmos. Numa perspectiva geral o Brasil é terra promissora, tem aumentado o índice de alfabetização, da cultura de permanência estudantil, mesmo no muito a evoluir os primeiros passos estão sendo dados.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *