caeduca.com

Entrevista com Claudia Lima Monteiro – Coordenadora de GT do CAEduca 2023

A entrevistada da vez é Claudia Lima Monteiro.

Claudia Lima Monteiro é doutora, mestre e graduada em Serviço Social. Especialista em Saúde do Trabalhador, Impactos da Violência a Saúde e Gestão em Saúde. Membro da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (ABRASTT) e da Rede de Estudos e Sociedade (RETS) do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.  Experiência de atuação na Saúde Pública, Saúde Mental, Saúde do Trabalhador, Perícia 

Autora dos artigos “ A intervenção do Serviço Social com trabalhadores/as portadores/as de LER/DORT: Relato de Experiência”, publicado na revista portuguesa Intervenção Social nº 1 e “Convênios da Secretaria Municipal de Educação de Diadema com o Terceiro Setor: resultados de uma pesquisa documental”, publicado na Revista Simetria nº 6, da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Minha inserção profissional enquanto assistente social foi sedimentada principalmente na saúde pública, área que exige constante estudo e pesquisa. Os estudos na pós graduação abriram portas para a docência em cursos de graduação, extensão e especialização. Mesmo com essa experiência, no doutorado me perdi no processo de escrita da tese e, então me matriculei Programa de Produção Acadêmica (PPA), do prof. Felipe Asensi. Foi um divisor de águas! A escrita fluiu e a tese foi concluída a tempo.  Em seguida, me matriculei no Academus, visando alicerçar a minha produção acadêmica e  então aconteceu o convite para coordenar o GT do CAEduca. Para mim, uma honra! 

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

O CAEduca é um excelente canal de interlocução entre acadêmicos, pesquisadores e profissionais da educação e de áreas correlatas. Trata-se de uma oportunidade de troca de saberes, experiências e análises, em escala internacional e interdisciplinar. A potencialidade de contribuir com nossas pesquisas, por meio de apresentação de trabalhos, palestras e publicações em livros, também é um grande diferencial deste evento.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?

O Grupo de Trabalho Especial Educação e Saúde se propõe a aglutinar estudos, análises e pesquisas interdisciplinares que abordem as áreas da Educação e Saúde. No contexto de pós pandemia e de utilização de tecnologias de informação, tornou-se fundamental a produção científica sobre repercussões do momento contemporâneo nas referidas áreas. O compartilhamento de teorias, análises e práticas profissionais será muito bem-vindo.

4) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Para a produção de textos de qualidade e relevante, minha sugestão é que visualizem a produção acadêmica como algo possível de ser realizado com maestria, que exige dedicação, afinco e ousadia. E participar do Programa de Produção Acadêmica (PPA) e do ACADEMUS por certo tornará esse caminho mais suave e solidário, pois além da qualidade destes cursos, a interação com os colegas e pesquisadores ocorre num clima amistoso, de dávida e colaboração.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *