A entrevistada da vez é Keila Simone dos Anjos.
Keila Simone dos Anjos é Doutoranda em Educação, na linha políticas públicas educacionais, com ênfase em carreira e remuneração de professores, pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (Ppged/UFPA). Metre em Currículo e Gestão da Escola Básica, na linha de gestão do trabalho pedagógico, com ênfase em gestão democrática da escola básica pública, pelo Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da UFPA (PPEB/UFPA). Especialista em Educação, Diversidade e Sociedade pela UFPA e em Gestão do Trabalho Pedagógico: coordenação e supervisão escolar, pela Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter). Graduada em Pedagogia pela UFPA.
Autora do livro “PDE Escola e a Democratização da Gestão: o caso da Escola Forte Ambé em Altamira – Pará”; membra da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped); membra da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae); membra da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca).
1) Você foi selecionada para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.
Minha trajetória acadêmica iniciou no ano de 1995, quando fui aprovada no vestibular para cursar a graduação em Pedagogía pela UFPA, no campus de Altamira, interior do Pará. Depois de concluir essa licenciatura, passei no concurso público para a área da educação na Prefeitura de Altamira e, durante ese proceso de trabalho ainda cursei duas pós-graduações latu sensu. Só tentei o processo seletivo do mestrado no ano de 2016, sendo aprovada para cursá-lo na capital do estado, Belém. Após concluir o mestrado no ano de 2018, retornei ao trabalho em Altamira. Durante ese proceso de trabalho, conheci o Felipe por meio de uma propaganda no Google e me interessei muito pelo conteúdo que ele apresentaava. Então, eu entrei para o Programa de Produção Acadêmica (PPA). Ao ingressar ao PPA, eu aumentei a minha produção acadêmica e me preparei adequadamente para tenar o proceso seletivo de doutorado. Fui aprovada na primeira tentativa com a nota mais alta no currículo. Com três anos no doutorado, eu ingressei no Academus e, agora, estou coordenando um GT do Caeduca.
2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?
O que mais me chamou a atenção foi a possibilidade da internacionalização sem sair de casa, e ainda fazer isso com a qualidade de uma instituição reconhecida nacional e internamente.
3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da temática?
O principal desafio é levar às pessoas o conhecimento da importancia que o estudo da carreira e remuneração dos profesores têm quando se fala em políticas públicas para a educação, sendo que os docentes são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
4) Considerando que sua abordagem pode servir de inspiração para futuras contribuições no CAEduca, qual seria seu conselho para aqueles que desejam criar textos originais e de alta qualidade?
Com certeza essa experiencia vai pesar no meu currículo e ser fundamental para o futuro, principalmente nos procesos seletivos e/ou concursos públicos nos quais me possa me inscrever, além de proporcionar uma experiencia necessária que ajudará na coordenação de projetos futuros.
5) Bom, outros pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?
O Caeduca se constitui em uma possibilidade incrível de aprendizado, além de ser uma oportunidade indispensável à divulgação da produção acadêmica. Por isso, o evento nos dará a chance de ampliar nossa rede de contato com pesquisadores de todos os lugares do mundo, abrindo o leque de conhecimento sobre o que existe para além das nossas fronteiras. Por isso, acredito que o Caeduca seja uma inspiração a todos aqueles que desejam divulgar seu conhecimento científico, conhecer o conhecido que está sendo produzido e, ainda, ampliar possibilidades acadêmicas e profissionais.
Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.
Para mais informações sobre o CAEduca e se cadastrar para novidades, visite o site www.caeduca.com